quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Homenagem à Florbela na Escola OHP - Gina Pereira


         A Florbela, a nossa Flor, cresceu comigo. Conhecemo-nos crianças… Crescemos, estudámos, trabalhámos juntas. Enfim, partilhámos a Vida. Talvez por isso, estes teus/ nossos amigos me tivessem escolhido para falar de ti. Que honroso privilégio e, ao mesmo tempo, que difícil tarefa!...
As palavras são parcas para falar de ti e da tua intensa vida!...
A minha amiga, ou melhor a nossa amiga, tinha um leve condão de sobressair pela sua discrição, de saber estar presente no momento certo, de saudar com aquele sorriso lindo, de presentear toda a gente com a sua simpatia.
Dotada de uma grande dimensão humana, na sua vida houve sempre espaço para o outro. Empreendedora, nunca dizia NÃO a um novo desafio… Foi assim que sempre a conhecemos, envolvida em múltiplos projetos, sempre cheia de trabalho, mas, ao mesmo tempo, com tempo para tudo e para todos.
Aqui neste espaço, durante anos, fez jus à sua maneira de ser e de estar. Por estas salas emitiu opiniões, embrenhou-se na sua literatura, cativou e compreendeu os seus jovens pupilos, despertou consciências, ensinou-os a pensar, ajudou a formar cidadãos. Estou certa que a professora Florbela ficará para sempre na memória daqueles que com ela conviveram nesta comunidade educativa.
Lutadora e mulher de grande fé, até nas maiores dificuldades mantinha a vontade de continuar, a vontade de vencer, o seu sorriso!... E no dizer de José Saramago, um escritor que tu tanto apreciavas: O Sorriso (este, com maiúsculas) vem sempre de longe. É a manifestação de uma sabedoria profunda, não tem nada que ver com as contrações musculares e não cabe numa definição de dicionário. Principia por um leve mover de rosto, às vezes hesitante, por um frémito interior que nasce nas mais secretas camadas do ser. Se move músculos é porque não tem outra maneira de exprimir-se.”
Por isso, guardaremos para sempre o teu sorriso que irradiava felicidade. O ponto final só foi colocado na TUA vida porque TU ficarás para sempre no coração de cada um de nós.
O teu nome sintetiza, na sua plenitude, aquilo que de facto a minha/ nossa amiga era: uma Flor Bela que permanecerá no jardim de cada um de nós…

Gina Pereira
9/10/13

2 comentários:

  1. Gina,
    imagino essa dor de perder uma grande amiga. Lembro-me da vossa ligação na católica e da surpreendente boa disposição da Florbela. Inacreditável! A morte espreita e nada podemos fazer... nem prever... nem impedir. Morrer alguém que já passou pela nossa vida também é morrermos. Um abraço especial para ti e força e coragem para a família e amigos.

    ResponderEliminar
  2. Gina,
    eu soube hoje o que aconteceu à nossa colega e amiga Florbela. Fiquei sem palavras! Quando cheguei a casa, fui espreitar as fotografias que guardo religiosamente no meu album. Fotografias que retratam momentos de entusiasmo e felicidade que vivemos todos juntos naqueles cinco anos que passamos na Católica. Nem consigo acreditar! Há muito tempo que não nos viamos mas as amigas de Seia sempre estiveram no meu coração. Fica aqui a minha homenagem à Florbela e um grande beijo para ti. Cristina Reinas

    ResponderEliminar